Você está aqui
Home > Pesados > Camião a Hidrogénio da Toyota Já Está em testes

Camião a Hidrogénio da Toyota Já Está em testes

 

 

A Toyota já está a testar um camião de grande tonelagem movido a pilha de combustível. A marca nipónica aposta nesta tecnologia para o futuro dos seus veículos pesados e através da equipa “Project Portal” da Toyota North America, um protótipo de camião sem emissões, já percorreu mais de 6.500 km em testes. O “Project Portal” foi iniciado em abril deste ano, sendo uma nova aposta da Toyota para generalizar a aplicação da tecnologia de pilha de combustível numa grande variedade de sectores.

Este veículo a hidrogénio, completou a primeira fase de desenvolvimento e prepara-se agora para um novo desafio, que passa por percorrer várias rotas, para se poder estudar a viabilidade do transporte com zero emissões neste tipo de veículos. A primeira viagem de curto curso do protótipo já teve início, no dia 23, ligando os portos californianos de Los Angeles e Long Beach, que distam pouco entre si, mas permitirão aquilatar das capacidades desta nova solução nos transportes de proximidade, já que o camião estará sujeito a inúmeras manobras em pátios e armazéns bastante próximos entre si. A ideia é introduzir percursos mais longos nas rotas, à medida que os testes vão evoluindo.

 

Este protótipo de camião de grande tonelagem da Toyota, disponibiliza mais de 670 cv (493 kW) e um binário de 1,796 Nm, fazendo uso de dois grupos de pilha de combustível idênticos aos do Toyota Mirai. Utiliza ainda uma bateria de 12 kW. A capacidade de carga combinada deste protótipo é de 36.000 kg e a autonomia está estimada em 320 km por depósito, em operações normais de carga.

Fotos: Toyota

 

Facebook
Twitter

 

Artigos Semelhantes

Top