Você está aqui
Home > Testes > Em Estrada > Teste Toyota Proace Verso 1.6D Shuttle (9 lugares): Nível Superior

Teste Toyota Proace Verso 1.6D Shuttle (9 lugares): Nível Superior

 

 

Nada melhor para darmos início aos nossos testes aos veículos denominados de comerciais, que com a Toyota Proace Verso, uma proposta de nível superior do construtor nipónico, que possibilita o transporte, em condições de invulgar conforto, a nove passageiros. A série Verso é a mais requintada do construtor nipónico, em termos de espaço e conforto de utilização, para os seus modelos de maior amplitude no transporte de passageiros. A versão de equipamento da Toyota Proace Verso por nós testada, é a Shuttle, prevendo uma capacidade de transporte de até 9 passageiros, nível premium de equipamento e ótimos desempenhos, fazendo uso do motor 1.6D de 115 cv, acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades manual.

A Dimensão da Elegância

A série Verso da Toyota Proace é pensada para, desfrutando das dimensões do modelo van, proporcionar espaço e conforto de nível superior, no transporte de passageiros. Nesta versão Shuttle, por nós testada, podem viajar com elevado conforto, famílias numerosas, hóspedes de um hotel, IPSS’s, membros de organismos estatais e até mesmo membros de forças de segurança ou militares. Para a Proace Verso, a Toyota apostou também em linhas atraentes, com retoques estilísticos encantadoras neste modelo, normalmente não associados aos veículos comerciais.
Exteriormente, a Verso conta com detalhes que aprimoram a sua elegância, fortalecendo e muito uma imagem visual que se pretende requintada. Além de um design cuidado, com a inserção de alguns elementos decorativos como o rebordo metálico da parte inferior da grelha dianteira (para-choque), recorre ainda à utilização de óticas em xénon e DRL em LED. Destaque merecem também as jantes, em aço de 16″, com tampões exclusivos da Toyota.
Não se trata apenas ou só de uma moda, mas a verdade é que na generalidade dos veículos automóveis com mais de duas portas, a presença de vidros escurecidos é um ‘must’ de bom gosto. Num modelo como a a Toyota Proace Verso, esta opção é um extra de elevado requinte que dá a este conteúdo todo um outro ‘glamour’.

Qualidade de Vida Interior

Como seria de esperar, os trunfos de exceção da Toyota Proace Verso estão todos das portas para dentro. Além de proporcionar espaço de referência, esta proposta do construtor nipónico é especialmente tentadora na funcionalidade, modularidade e gestão do espaço e, obviamente, pelo conforto proporcionado. Muitos de vós, que ainda não olharam com atenção para este conceito quantos mais fazer um test-drive num concessionário perto de si, preparem-se pois as surpresas agradáveis são mais que muitas.

Para o condutor, visualmente está disponível um tablier e consola central de design simples, harmonioso e que privilegia a funcionalidade. Todos os comandos necessários à melhor utilização, conforto e climatização incluídos, estão devidamente posicionados, facilmente identificáveis e acessíveis, sem distrações ao volante. Destaque também para o excelente posicionamento da caixa manual de 6 velocidades.
Os passageiros da segunda fila de bancos, viajam confortáveis e com espaço amplo, o que faz das viagens, mesmo as mais longas, trajetos ricos e divertidos. A verso Shuttle da Toyota Proace Verso não prevê equipamento de topo, mas o ‘básico’ que proporciona é já de excelente qualidade.
Na 3ª fila de bancos, desfruta-se de espaço notável, amplamente superior ao de algumas propostas de marcas automóveis, que pretendem em monovolumes ou SUV’s, dar habitabilidade a 9 passageiros. Na Toyota Proace Verso, está disponível espaço de dimensão condigna, sem detrimento consoante a fila de bancos escolhida. Este é mais um dos trunfos desta proposta da Toyota.
Embora esta versão Verso seja altamente competitiva no transporte de até 9 passageiros, trata-se de uma Toyota Proace, pelo que as suas características no transporte de carga não são de todo para desvalorizar. A foto dá um bom exemplo do que esta Proace pode fazer, até mesmo pelos adeptos dos desportos radicais. Preferimos usar esta foto, em vez da que efetuámos com a imensidão de latas Extreme que colocámos na bagageira da Toyota Proace Verso. De qualquer forma, o nosso gesto deu para percebermos do que esta Toyota é capaz. Fruto da utilização dos bancos, a capacidade de carga da Proace fica um pouco sacrificada, mas se os removermos por completo, passamos a ter um veículo puramente de carga, ou seja, a versatilidade também é um trunfo desta Verso. A capacidade de carga desta Proace Verso vai dos 550 aos 1200 lt.

Um Desempenho Primoroso em Estrada

Se a Toyota Proace Verso impressiona pela sua funcionalidade, espaço e conforto interior, deixou-nos então verdadeiramente rendidos à sua qualidade global, após as longas viagens que nela efetuámos. Com uma boa posição de condução, o que nem sempre se consegue num veículo com estas características, desfrutamos de conforto em estrada, um habitáculo sólido e bem construído, que faz do isolamento a sua arma, para que praticamente não haja ruídos que nos cheguem aos ouvidos. O conforto de rolamento é também de assinalar e, mesmo nas estradas onde o asfalto já viu melhores dias, convém referir que ao volante desta Proace Verso, praticamente não damos pelas irregularidades do piso, salvo em situações de desnível mais extremado. Acresce ainda a opção de contarmos com o Seletor de Tração Toyota, onde podemos optar pelos modos Normal (para piso pouco escorregadio/condições normais), Neve (para máxima aderência nas rodas dianteiras), Off Road (com distribuição de binário pelas rodas que não estão em derrapagem), Areia (com rolamento ligeiro em ambas as rodas motrizes) e VSC Off (permite mover as rodas livremente sem ajudas para ajudar a restaurar a aderência).

Em curva, esta Proace faz uso de um equilíbrio notável, embora no início, não tenhamos gostado particularmente do curso da direção em manobras mais apertadas. Mas, era só a nossa adaptação a um estilo de condução que, nos espaços recônditos, se processa de modo diferente do trivial. No entanto, nas viagens, esta Toyota revela-se dinâmica, confortável, estável, segura e até mesmo económica, com consumos da ordem dos 5,3/5,6 l/100 km.

Conclusão: Uma Agradável Surpresa

A Toyota Proace Verso é uma proposta que acaba por abarcar várias soluções. Com forma de veículo comercial, mas adornos de monovolume, acaba por tocar os dois segmentos de mercado, apresentando-se como uma válida proposta híbrida, entenda-se não estamos a falar de uma motorização verde.

Com conforto acima da média e um desempenho notável em estrada, esta proposta do construtor nipónico, impressiona até no preço – €37.852. Fruto das suas dimensões, será taxada de Classe 2 nas portagens, exceto no caso de estar associada à Via Verde.

Ainda relativamente ao preço, convém referir que está amplamente dotada de equipamento: Ar condicionado manual, rádio com leitor de cd’s e MP3, Bluetooth, AUX, USB, Cruise Control c/limitador de velocidade, revestimento dos bancos em tecido, banco do condutor c/ajuste em altura, espaço de arrumação sob o banco dianteiro, ABS, VSC, BA, HAC, airbags de condutor e passageiro (ft), Sensor de pressão de pneus, Sensor de luz e chuva, Espelho retrovisor electrocromático, Smart Entry, Sensores de Estacionamento Traseiros, tampa da bagageira c/opção de abertura no vidro, Seletor de Tração, entre outros.

Fotos: Jorge Cabrita (OnWheelsTV)

ProAce_Verso19
ProAce_Verso22
ProAce_Verso21
ProAce_Verso11
ProAce_Verso14
ProAce_Verso1
ProAce_Verso2
ProAce_Verso3
ProAce_Verso16
ProAce_Verso7
ProAce_Verso27

Ficha Técnica – Toyota Proace Verso 1.6D Shuttle (9 lugares)
Motor: Diesel, 4 cilindros em linha, common-rail
Cilindrada (cc): 1.560
Diâmetro x Curso (mm): 75,0 x 88,3
Taxa de compressão: 18.0
Potência (cv/rpm): 116/3500
Binário (Nm/rpm): 300/1750
Transmissão/Direção: Dianteira, caixa manual de 6 velocidades, pinhão e cremalheira c/assistência elétrica
Suspensão (fr/tr): McPherson/Eixo de torção
Prestações:
– 0 a 100 km/h (s): nd
– Velocidade máxima (km/h):  160
– Consumos (Extra-urbano/Urbano/Misto) Lt/100km): nd/nd/5,6
– Emissões de CO² (g/km): nd
Dimensões
– Comprimento/Largura/Altura (mm): 4,959/1,920/1,899
– Distância entre eixos (mm): 3,275
– Largura de vias (fr/tr) (mm): 1,1630/1,618
– Travões (fr/tr): Discos ventilados/Discos
– Bagageira (lt): 550/1.200
– Depósito (lt): nd
– Pneus (fr/tr): nd
Peso (kg): 2.635 kg
Preço (versão ensaiada): €37.852

 

Facebook
Twitter

 

Review overview
Sumário A proposta é por demais interessante. Na dimensão e forma de um veículo comercial, vulgo furgão, a Toyota introduz requintes deliciosos de charme e elegância, para acrescentar a capacidade de transportar, com elevado dinamismo e conforto, até um total de 9 passageiros. A Toyota Proace não é um poema, mas um interessante Verso.
5
Tags
Top